ROTEIRO DE CÉLULA N° 18

Nº 18 – 2022 – 22/05 a 28/05
Publicado em 24/05/2022

‘’’Nº 18 – 2022 – 22/05 a 28/05

AVISOS

  • Dia 28 e 29 de maio, será celebrado o aniversário da SIB. Não deixe de participar!
  • Dia 16/06 teremos o Picnic das Famílias na Abessfi! A inscrição deve ser feita ao final do culto na Central SIB ou clique aqui. Participe!
  • As cantinas voltaram! Com o objetivo de ajudar a realizar o retiro da juventude, os jovens estão fazendo cantinas nos domingos a noite e venda de doces nos domingos pela manhã. Participe, contribua, abençoe!
  • As inscrições para o curso de aperfeiçoamento ministerial (CAM) começaram e vão até dia 05/06. Para se inscrever clique aqui ou fale com Pr. Junão!

EXALTAÇÃO (Cânticos sugeridos)

- Toma o meu coração (Este é o meu desejo: Senhor, te honrar…)

https://www.youtube.com/watch?v=EWf3R77jqMg

 

- Eu me rendo (A Ti eu vou clamar, pois tudo vem de Ti...)

https://www.youtube.com/watch?v=HWVuBlxj0Fg

 

EDIFICAÇÃO

Famílias Firmadas na Palavra de Deus: Tempo de Decisões (Salmo 32)

 

Temos que tomar muitas decisões neste tempo, tanto na vida pessoal quanto em família. Decisões não são fáceis. Creio que todos nós, de uma forma ou de outra, tivemos que tomar decisões complexas nos últimos meses. Decisões e escolhas podem resultar em bênção ou em maldição. Em muitas delas, as consequências, sejam boas ou ruins, nos acompanharão durante a vida toda. Neste salmo, Davi relata seu sofrimento por causa de uma decisão errada que afetou não somente a vida dele, mas de toda a sua família, tornando-a um lugar de tormento. Davi tomou a decisão errada de ficar ocioso no palácio em uma das campanhas de guerra. Ao invés de ir à frente do seu exército, enviou Joabe, um de seus comandantes. A vida ociosa o fez perder o foco e pecar contra o Senhor. Davi se arrependeu de suas escolhas, suas decisões, suas ações. Neste salmo, ele também relata a benção do perdão. Famílias sempre foram usadas por Deus a fim de cumprir os seus propósitos na terra e para que Seu nome seja glorificado através delas. Para a família cumprir seus propósitos tem que fazer escolhas certas, decisões sábias que resultem em bençãos. O texto de hoje é um consolo, esperança para as famílias, porque nele vemos que Deus não nos deixa a sós com nossas decisões. Ele nos perdoa, ensina, instrui, orienta, aconselha e cuida de nós. Por isso, famílias firmadas na Palavra de Deus:  

  1. Se submetem ao senhorio de Cristo

Devi cometeu erros, assim como todos nós cometemos, mas ele se arrependeu. A Bíblia não esconde o fracasso dos seus heróis. Depois que Davi manifesta toda a sua experiência, Deus fala a Davi como Senhor que o instruirá e o ensinará (v. 8). Deus sabia que Davi O ouviria e obedeceria. Ele, na prática, tem que ser Senhor das nossas vidas. Neste mês, fomos levados o tempo inteiro a uma urgente reflexão: quem manda na nossa casa. Estabeleceu-se um clima de competição entre cônjuges, pais e filhos, sobre quem tem mais poder. Em algumas famílias, quem manda são os filhos, outras, o pai, outras, a mãe, outras, nenhum deles, mas é o dinheiro que aponta os caminhos que a família deve seguir. Outras famílias são guiadas pelo coração, mas Jeremias alerta que o coração é traiçoeiro (Jr. 17.9). O senhorio de Cristo envolve ter um coração submisso a Ele. Quando isto ocorre, a primeira coisa que queremos saber é a vontade Dele. O que o texto nos ensina é que quem faz de Deus o Senhor da sua vida pode usufruir desta rica promessa: Ele nos ensina o caminho que devemos seguir.

 

Quem tem sido o Senhor da sua família? Em que área você não tem permitido que Deus tenha o controle?

 

  1. Se submetem as direções apontadas por Ele

Deus pode nos aconselhar perfeitamente porque nos ama, quer o melhor para nós e conhece não só nosso passado e presente, como também o futuro. Nossos passos serão muito mais seguros se conduzidos por Ele. Para seguirmos em frente, tomando sábias decisões e sermos bem-sucedidos, o melhor que temos a fazer é acatarmos os conselhos contidos na Sua Palavra. Em nossas decisões, a melhor resposta para a instrução, o ensino e os conselhos de Deus é responder com obediência, custe o que custar. Muitas vezes a obediência requererá um sacrifício que deve ser feito por amor a Jesus. Este sacrifício não é eterno, mas se tornará em benção aqui na terra e na eternidade. Deus sabe o que é melhor para nós. Acatar seus ensinos, instruções e conselhos registrados na Sua Palavra é sábio (v. 8). 

 

O que você entende por sacrifício? Você tem sido obediente às instruções, ensinos e conselhos contidos na Palavra?

 

  1. Se entregam aos Seus cuidados

É necessário entregarmo-nos aos Seus cuidados, permitindo que o Senhor coloque a vontade Dele em nossos corações, pois ela é boa, perfeita e agradável (Rm. 12.2), e quem decide por isso, usufrui melhor do cuidado de Deus. Este cuidado não nos livra das adversidades, mas nos faz sair delas mais fortalecidos. Só pode ser cuidado quem deseja e se entrega a este cuidado. Neste salmo, se destaca uma das formas mais lindas de Deus cuidar de nós, que é através do seu perdão. Deus se preocupa não só em perdoar o passado, mas também direcionar o futuro. Não podemos carregar a culpa do que Deus já perdoou, pois a culpa nos desestrutura (v. 3: aqui, ossos significam nossa estrutura), nos desequilibra, tira nossa alegria de viver (v. 4). Deus cuida de nós através do seu perdão, sendo libertador (v. 7) e trazendo de volta a alegria (v. 10 e 11). Não deixe que sua vida se torne um tormento contínuo, mas entregue-se aos cuidados Dele.

 

A quem você tem buscado para ser cuidado? Você tem carregado culpa de algo? Quer se entregar aos cuidados dele hoje (pergunta evangelística)?

 

ORAÇÃO

Dediquem os momentos finais do encontro para oração. Orem uns pelos outros e pelos seus amigos do coração. Compartilhem suas experiências com Deus, fale a respeito das bênçãos e do cuidado de Deus em suas vidas!

Compartilhe em suas redes sociais